CARREIRA PROFISSIONAL: PROCURAR O SUCESSO E QUAL O SEGREDO?

Sunday, April 30, 2017

Ser adulto é assustador - am it right or am i wrong?! Contas para pagar, as responsabilidades a acumular e muitas vezes, a preocupação adicional de ter uma carreira profissional com sucesso e que nos preencha. Compreendo que nem todos partilhem desta minha visão, sei que para muitas pessoas - a job is just a job - mas não é o meu caso. Sou apaixonada pelo meu trabalho e estar profissionalmente concretizada é uma grande fatia da minha felicidade geral. Mas o que define uma carreira com sucesso? Como lá chegar e qual é o segredo? 


AVALIA HOBBIES E INTERESSES
Sentes-te à deriva e não sabes que direção tomar? Não sabes o que estudar ou que carreira profissional seguir? Começa por avaliar os teus hobbies e interesses. Sim é verdade que nem sempre um hobby é algo que gostaríamos de seguir profissionalmente mas pode ser um ótimo ponto de partida para compreender o que realmente te faz vibrar. Por exemplo, eu sempre gostei muito de blogs e de comunicar com pessoas mas adoro o meu trabalho "normal" como cientista, o que me tem levado a pensar: e que tal uma carreira em comunicação de ciência?


O QUE É O SUCESSO PARA TI? 
Como em tudo na vida, a própria definição de sucesso é nos extremamente individual. Assim, antes de te preocupares em perseguir o teu trabalho de sonho, questiona: o que significa uma carreira com sucesso para mim? Passa por criar a tua própria empresa? Por uma carreira que te permita manter um bom balanço com a vida pessoal e cuidar da família?


PLANEIA E DEFINE OBJECTIVOS COM ANTECEDÊNCIA
Aprendi nos últimos anos como é importante planear e definir os nossos objectivos profissionais com alguma antecedência. Gostarias de trabalhar no estrangeiro? Investe agora em aprender outras línguas. Queres trabalhar em produção de moda ou com grandes marcas de beleza? Começa o teu próprio blog e constroi um portfólio de competências essenciais na área. Ter um plano é importante mas a vida dá muitas voltas e deves sempre continuar flexível e receptivo a mudar de estratégia caso necessário.


NETWORKING, NETWORKING E NETWORKING
Sinto que estou sempre a dizer o mesmo mas não poderia deixar de sublinhar novamente, networking é essencial! Nos tempos que correm, onde o mercado de trabalho se encontra em constante reboliço e onde a nossa geração muda de emprego (e até de área profissional) como quem muda de camisa, a nossa rede de contactos toma um papel central em todo o processo. Algumas boas práticas profissionais podem incluir: manter um contacto amigável e frequente com colegas de trabalhos anteriores, frequentar eventos profissionais e/ou de networking (ex. websummit, conferências e/ou workshops na área etc.) e manter uma presença online (ex. linkedin) atualizada com endereço de contacto. Nunca se sabe quando uma conversa inocente no café pode levar a algo mais...!


BEM-VINDO AO CLUBE!
Terminaste os estudos e encaras um mercado de trabalho sobrelotado e competitivo? Estás insatisfeito e/ou gostarias de mudar de área profissional? Bem-vindo ao clube. Todos passamos por momentos de dúvidas e/ou insatisfação profissional e traz-me algum conforto saber que não estou sozinha. Acredito que somos uma geração inteligente, inovadora e flexível; características que nos permitem ultrapassar dificuldades profissionais nunca antes vistas em gerações anteriores. Acredito que tudo tem solução, por vezes apenas requer uma devoção e coragem extra da nossa parte. E acima de tudo, não duvides nas tuas capacidades, vai e faz! :)

Quais os vossos melhores conselhos na procura de uma carreira com sucesso? Alguém já mudou e/ou considerou fazer grandes mudanças?

  • Share:

You Might Also Like

1 Comments!

  1. Este texto quase que podia ter sido escrito por mim :) assino por baixo, de todas as palavras! Estou sempre a batalhar na questão do Networking; afinal, o mercado faz-se de pessoas. Pessoas que trabalham, pessoas que precisam de trabalhar, pessoas que conhecem alguém que queira o trabalho...é, para mim, das ferramentas mais essenciais!

    ReplyDelete