5 LIVROS QUE TENS MESMO DE LER

Sunday, April 02, 2017

Se há coisa que a minha mãe me ensinou e com razão, é que o saber não ocupa lugar! E que melhor sítio para aprender do que nas páginas impressas de um livro? Sempre fui uma leitora de pesos pesados, literalmente desde pequenina quando a minha altura favorita do ano era a semana da feira do livro em Lisboa. Lá ia eu com o dinheiro poupado do aniversário toda contente comprar livros do Uma Aventura e mais tarde muitos outros. Desde que comecei esta jornada em direção a uma Naturally Andy, li muitos livros, nos mais variados assuntos, que de uma forma ou de outra marcaram o meu caminho. Hoje é desses mesmos livros que vos quero falar, por hoje ficam apenas 5 mas tenho muitos mais que posso mencionar em futuras publicações caso gostem desta.


LEAN IN - SHERYL SANDBERG
Melhor para: mulheres (e homens) de armas

Um livro que todas as mulheres (e raparigas, e rapazes e homens) deveriam ler! O principal foco? A desigualdade de oportunidades e atitudes no local de trabalho para com o sexo feminino. No entanto, Sheryl pega num assunto já por si delicado e preocupante e consegue apelar o leitor à mudança, a ser "feminista", sem este sentir que está a ser culpabilizado por algo. O dedo nunca é apontado a ninguém, o sexo masculino não é utilizado como bode expiatório, a mudança segundo Sheryl está sim, em nós, mulheres. E foi por esse aspecto que tanto gostei deste livro. Sheryl defende que muitos dos obstáculos encontrados pelas mulheres são internos, simplesmente arriscamos menos, pedimos menos promoções ou achamos pouco provável chegar a um posição de chefia. Sheryl incentiva-nos, homens e mulheres, a lean in...de cabeça!
(disponível em PT/ em EN)


AN AUSTRONAUT'S GUIDE TO LIFE ON EARTH - CHRIS HADFIELD
Melhor para: acreditar que podemos chegar a todo o lado, neste planeta ou ao espaço!

Chris Hadfield é um astronauta Canadiano que ficou famoso em 2012 por filmar uma série de vídeos para o youtube a partir do espaço, da ISS para ser mais específica. Após o seu regresso à Terra, Chris escreveu este livro, o que eu descreveria como o resultado de uma autobiografia conhece um livro de autoajuda e têm um livro bébe. O livro é uma descrição autobiográfica de Chris e da sua viagem pessoal desde um rapazinho que sonhava com as estrelas ao astronauta que viveu no vácuo do espaço durante seis meses. A descrição técnica de como se treina para ser astronauta e como é viver na ISS é já por si extremamente interessante, mas acima de tudo as palavras de Chris são inspiradoras. É inevitável terminar o livro e não pensar - bem se Chris conseguiu ser astronauta, também eu consigo chegar onde sonho.
(disponível em PT / em EN)


WHEN BREATH BECOMES AIR - PAUL KALANITHI
Melhor: para refletir e estar grato por tudo o que temos na vida


Foi de todos os livros nesta lista aquele que li mais recentemente mas que de imediato ganhou um lugar na minha lista (bastante reduzida) de livros absolutamente favoritos. À semelhança do livro anterior, também When Breath Becomes Air é uma autobiografia por parte de Paul Kalanithi. Um neurocirurgião inteligente e ambicioso que descobre sofrer de cancro do pulmão aos 36 anos. O livro foi escrito nos meses antecedentes à sua morte e é uma ode magnífica à vida, ao amor e ao que nos torna verdadeiramente humanos! Paul leva-nos numa viagem pela sua infância, os 10 anos de treino enquanto neurocirurgião e o seu fascínio pelo cérebro humano. É um livro que nos dá um murro no estômago, que nos abana de dentro para fora até restarem apenas lágrimas mas se vale a pena? Sim, é o livro de uma vida.
(disponível em PT / em EN)


THE LIFE-CHANGING MAGIC OF TIDYING UP: THE JAPONESE ART OF DECLUTTERING AND ORGANIZING - MARIE KONDO
Melhor: para quem se quer iniciar na arte do minimalismo e destralhe

O livro de minimalismo e organização que deixou o mundo em reboliço, ou devo dizer, em destralhe e arrumações. Já falei do livro aqui no blog anteriormente (podes ler opinião completa aqui) e por isso não me vou estender muito neste post. Em resumo, considero um livro interessante e um ótimo ponto de partida para quem pretende destralhar a sua vida e aprender mais sobre este estilo de vida. No entanto, é um livro a ler com uma pitada de sal como referi anteriormente, devemos sim retirar as ideias que mais sentido fazem na nossa vida e adaptar à nossa pessoa individual.
(disponível em PT/ em EN)

SAPIENS: A BRIEF HISTORY OF HUMANKIND - YUVAL NOAH HARARI
Melhor: para o curioso historiador em cada um de nós

Talvez o único livro da lista que não foi nomeado por ser inspirador ou emocionante mas que merece igualmente um lugar na lista. Em Sapiens, Yuval Harari, um professor de história e antropologia de Israel, leva-nos numa incrível viagem pela história da humanidade desde a idade da pedra à revolução industrial. Mas este livro é muito mais do que um livro de história, é uma reflexão de como vários acontecimentos na história da humanidade nos moldaram e trouxeram ao que somos hoje em dia enquanto espécie. Um livro cheio de informação interessante e fascinante mas que nem por isso se torna pesado ou difícil de ler devido à sua escrita muito acessível. 
(disponível em PT / em EN)


Quem mais é viciado em livros? Já leram algum dos sugeridos de hoje?

  • Share:

You Might Also Like

2 Comments!

  1. Fiquei especialmente curiosa com o terceiro, vou adicionar à minha wishlist :)
    Beijocas e boa semana *

    ReplyDelete
  2. Destes apenas li o livro da Marie Kondo e adorei!
    Cá por casa há 3 pessoas ligadas a bibliotecas, pelo que o livro e a leitura fazem parte de mim desde que me lembro de ser gente! ;)
    Boa semana!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ReplyDelete