5 COISAS QUE APRENDI DURANTE 7 ANOS DE BLOGGING

Sunday, March 26, 2017

O Naturally Andy fez um ano! Um ano depois e quase sete desde que comecei neste mundo dos blogs, dou comigo a pensar: o que me trouxe esta experiência? O que aprendi? Depois de refletir um pouco sobre o assunto, cheguei a algumas conclusões que pensei serem interessantes partilhar por aqui. Por isso aqui vai, 5 coisas que aprendi com 7 anos de blogging!

Esq. para dir. Panorâmica Londres | Luzes de Toronto | Santuário Sta. Lúzia - Viana do Castelo | York | Ponte de Lima | Receita papas de aveia



1. A BELEZA DE SER REAL

O mundo dos blogs veio dar voz à individualidade e singularidade de seres humanos comuns - como tu e eu. A blogosfera traz para o nosso quarto, histórias e vidas de outras pessoas reais; traz-nos um sentimento de proximidade e familiaridade que os media tradicionais nunca conseguiram trazer. É disso que gosto nos blogs. Gosto de saber que não estou sozinha, que todos temos momentos de desespero e euforia. Gosto de saber que aqui, posso ser eu, sem filtros de instagram, e que quem me lê, procura isso mesmo. Por isso, não tenhas medo, sê tu mesmo, os blogs e quem te rodeia agradecem.

2. A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO

Os antropólogos afirmam e eu concordo, vivemos numa nova era ... a era da informação. Estamos constantemente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, expostos a uma torrente interminável de informação digital. Hoje em dia, manter um blog e contactar com a audiência e outros bloggers nas redes sociais é essencial, mas a partir de onde é demasiado? Os limites serão certamente diferentes para cada um de nós mas o importante é que estes sejam saudáveis e que nos ajudem a tirar o melhor do mundo digital sem este se tornar destrutivo. Experimenta estabelecer a regra de não utilizar ecrãs digitais (pc, tv, telemóvel, etc.) depois das 20h (que eu faço regularmente) ou um dia por semana de detox digital.

3. BLOGS TERMINAM MAS AS AMIZADES FICAM

7 anos de blogging depois e o que me trouxe de melhor? As pessoas, sem qualquer sombra de dúvida, as pessoas! Este mundo digital trouxe-me algumas das pessoas mais extraordinárias, inspiradoras e carinhosas que alguma vez conheci e que nunca teria sido possível de outra forma. Como a minha área profissional nada tem a ver com a temática do blog, este cantinho trouxe-me também a oportunidade de contactar com visões e experiências de vida totalmente diferentes das do meu quotidiano profissional. Obrigada a todos e apesar de os blogs por vezes terminarem, as amizades e as pessoas vão sempre ficando.

4. O BLOG SOU EU, NÃO O CONTRÁRIO

Nos meses que antecederam a criação do Naturally Andy, passei por uma constante indecisão emocional. O meu anterior blog (My Daily Dose of Style para quem se recorda) já não me dizia nada em termos pessoais mas também não era fácil apagar 6 anos de presença online. Foi nesse momento que nasceu o Naturally Andy e que aprendi uma importante lição: o blog sou eu, não sou eu que devo ser o blog! Mudei muito desde a jovem estudante de 20 anos que aqui começou e por isso o blog teria de mudar comigo e refletir aquilo que sou atualmente. Prometi a mim mesma que não teria medo de mudar novamente no futuro; o blog sou eu, não o contrário!

5. A IMPORTÂNCIA DE SABER COMUNICAR

Nunca pensei vir a dizer isto, principalmente considerando que a minha área profissional é ciência e engenharia, mas este blog ajudou imenso a minha carreira profissional. Talvez não o blog em si, mas as preciosas capacidades de escrita, comunicação e gestão que desenvolvi ao longo destes 7 anos. Aprendi o valor de saber comunicar, de saber transmitir ideias de forma clara e cativante. Aprendi o valor de uma boa gestão de tempo e o poder que as redes sociais guardam. Para quem está agora a terminar um doutoramento, vejo como estas mesmas capacidades de escrita e gestão de tempo desenvolvidas no blog foram essenciais para o meu trabalho e tese. Estou frequentemente envolvida em projetos de divulgação da ciência onde mais uma vez foram úteis a minha experiência com youtube, edição de vídeo, etc.

Em conclusão, obrigada blog e obrigada 7 anos. Tem sido uma viagem e pêras!

  • Share:

You Might Also Like

4 Comments!

  1. Concordo tanto com o primeiro ponto! =D

    Um beijinho dourado

    ReplyDelete
  2. Muitos parabéns!
    E que venham mais 7 e mais 7 e mais 7... :)
    Concordo plenamente com cada uma das aprendizagens que partilhas!
    Boa semana!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ReplyDelete
  3. Antes de mais, muitos parabéns pelo aniversário deste teu novo espaço (e pelos outros 6 que o antecederam, pois de certo que foram eles que te trouxeram até aqui, até nós, assim e desta forma!). Concordo tanto com todos os pontos!! Mas concordo tanto que quase que os podia ter escrito eu :) sobretudo a parte da beleza real (coisa que prezo muito, que vejo reflectido aqui no teu Naturally Andy e espero transmitir com o meu Little Tiny Pieces) e a parte das amizades; tão mas tão isto!

    Um beijinho enorme*

    ReplyDelete