MEZZE DE HUMMUS E BABA GHANOUSH PARA PARTILHAR

Sunday, October 09, 2016

Adoro baba ghanoush! Bem na verdade, adoro toda a comida de inspiração médio oriente e mediterrânica em geral, cozinhas tradicionais como a grega, turca e libanesa sempre me chamaram a atenção pela sua base em ingredientes frescos e temperos simples que apenas realçam o sabor natural dos alimentos. Não só me delicio com estes paladares do médio oriente como admiro o papel cultural que um mezze possui nessas mesmas regiões. Mezze (ou meze), o nome dado a um conjunto de pequenos pratos e petiscos variados, é geralmente consumido em conjunto e partilha entre todas as pessoas sentadas à mesa. Servido por si só ou como entrada para uma refeição principal, pode incluir a mais variada escolha de pratos consoante o país e hábitos regionais. Dois dos mezze mais conhecidos, e pessoalmente meus favoritos também, são o tão amado hummus e o baba ghanoush. São ambos pratos tão simples e intuitivos de fazer, muito à base de provar e ajustar os temperos q.b. que quase não necessitam de receita mas para ajudar possíveis principiantes, aqui ficam algumas sugestões.



Hummus Tradicional
(serve 4 pessoas)

400g de grão de bico cozido e escorrido
sumo de 1 limão médio
2 colheres de sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo)
4 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
cominhos em pó q.b.
3 colheres de sopa de água

Coloque todos os ingredientes num processador de comida e misture. Coloque as colheres de água aos poucos até obter a consistência certa, cremosa mas não demasiado líquido.

Transfira para uma tigela de servir com um pouco de azeite e paprica polvilhada (pimentão-doce). Sirva com flat bread tostado (forno grill por 5 minutos) e/ou batons de vegetais crus. 


A forma tradicional e mais saborosa de fazer baba ghanoush consiste em assar as beringelas em lume destapado ou chapa quente. No entanto, uma forma mais "amiga de fazer em casa" com resultados igualmente saborosos passa por utilizar o forno para cozinhar as beringelas.

Baba Ghanoush
(serve 4 pessoas)

2 beringelas médias
2 colheres de sopa de tahini
1 colher de sopa de azeite
cominhos em pó q.b.
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.

Pré-aqueça o forno, na opção grill, na temperatura máxima permitida.

Retire os caules das beringelas e corte-as ao meio na longitudinal. Coloque num tabuleiro de forno com um pouco de sal e azeite com a pele para cima. Faça pequenos furos na pele das beringelas com um garfo.

Asse as beringelas (sempre com a pele para cima) na opção grill durante 15 minutos ou até a pele ficar escurecida e ligeiramente queimada. Se cheirar um pouco a queimado é normal e é o que irá dar o sabor semi-fumado ao baba ganoush. Escusado será dizer que esta é muitas vezes a parte em que faço disparar o alarme de incêndio por acidente!

De seguida, coloque o forno no modo normal com ventilação a 180ºC. Vire as beringelas para cima e deixe assar por outros 30 minutos. O interior das beringelas deve estar bem assado e escurecido. Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Quando morno, retire o interior das beringelas (sem a pele) para um processador de comida. Junte os restantes ingredientes e pulse levemente até ficar misturado.

Sirva com um pouco de salsa fresca e flat bread tostado.

Por último, basta convidar a família, os amigos e o cão e toca a partilhar da mesma tigela. Afinal de contas é esse mesmo o espírito de um mezze!

  • Share:

You Might Also Like

1 Comments!

  1. Mais uma receita com o melhor dos aspectos!
    Para quando um vídeo? Já temos saudades! ;)
    Boa semana!
    Beijinho
    Cris

    ReplyDelete