PÃO DOCE DE BANANA E PASSAS

Tuesday, August 16, 2016

Viver em Londres nestes últimos anos tem-me permitido aprender bastante sobre a cultura e hábitos Ingleses, e se há coisa que os Ingleses adoram, é banana bread e chá com leite. Não suporto o sabor do chá com leite e tive de passar pela "vergonha" de pedir o meu chá black - isto é sem leite - várias vezes mas recusar uma fatia de banana bread é que nunca. É doce mas com a textura de um pão, é leve mas muito saboroso e ainda morninho combina mesmo bem com uma chávena de chá preto nas tardes frescas de Outono. Claro que mais tarde ou mais cedo, tinha de testar uma receita sem glúten, leite e açúcar. A farinha de arroz resulta muito bem para fazer este tipo de pão, pois além de ser naturalmente sem glúten, dá uma textura semelhante à farinha de pão normal. As bananas maduras, não só dão humidade à massa como a adoçam naturalmente. A receita foi inicialmente baseada nesta receita mas sofreu algumas alterações pelo caminho para deixar o bolo mais fofinho e húmido.



INGREDIENTES

2 chávenas de farinha de arroz
1/2 chávena de flocos de aveia inteiros
1/2 chávena de passas
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela
2 ovos grandes ou 3 médios biológicos à temperatura ambiente
3 a 4 bananas maduras
2 colheres de sopa de mel ou agave (opcional pois as bananas já adoçam bastante)
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
3 colheres de sopa de óleo de coco derretido
 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma rectangular de pão com um pouco de óleo de coco derretido.

Comece por colocar as bananas maduras numa tigela e esmage bem com um garfo. De seguida, adicione os restantes ingredientes húmidos - ovos, mel, extracto de baunilha e óleo de coco - e bata tudo até obter uma pasta homogénea. 

Num recipiente em separado misture todos os ingredientes secos à excepção das passas e dos flocos de aveia. Junte os ingredientes secos à mistura de banana e bata tudo muito bem. Por último e já com a massa pronta, adicione as passas e os flocos de aveia e envolva novamente.

Coloque na forma untada e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Recomendo que vá vigiando o pão a partir dos 20 minutos e retire do forno assim que começar a ficar dourado por cima.


E por aí, quem mais é fã de banana bread?

  • Share:

You Might Also Like

8 Comments!

  1. Confesso que nunca provei mas tem um aspecto delicioso! ;)
    Beijinho
    Cris

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens mesmo de experimentar Cris, vais adorar! Se gostares do sabor de banana claro :D

      Delete
  2. Eu vi pelo snap e fiquei a babar.. Tão bom aspecto e é incrível os ingredientes e os passos simples para fazer um bolo tão apetitoso.! Ganhaste uma seguidora sem dúvida
    Convido te a conheceres o meu blog e a partilhares a tua opinião sempre que possível.. Obrigado e beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe //Facebook //Instagram

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo comentário Cristina, fico muito contente :) Vou seguir de volta também claro. Beijinho

      Delete
  3. Só agora consegui vir ao teu blog ver as receitas OMG esta vou ter k fazer rsrs...depois coloco uma foto no insta e identifico-te ok?! Bjs

    ReplyDelete
  4. Olá Andreia, minha querida homónima ahah
    Achas que dá para subsituir a farinha de arroz por outra farinha, por exemplo de aveia ou amêndoa? Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Andreia! Desculpa a resposta tardia mas estive um pouco ausente do blog. Nunca experimentei com outra farinha, normalmente faço sempre com a de arroz e resulta muito bem, mas entre as duas recomendo a de aveia. A de aveia deve resultar bem mas não recomendo amêndoa simplesmente porque tem uma textura bem diferente e tem tendência a absorver mais líquido :) Espero que corra bem e fique delicioso na mesma. Beijinho e obrigada!

      Delete
  5. Que delícia, vou já experimentar! Gosto muito de pão de banana e este deve estar muito bom. Obrigada pela partilha!

    ReplyDelete