5 DICAS PARA UM BOM EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL

Sunday, July 17, 2016

Algures no ínicio dos anos 90, eu era uma criança tão irrequieta e faladora que os meus pais tiveram a excelente ideia de me apelidar de piolho electrónico. Piolho porque sou petite e electrónico, bem acho que o electrónico diz tudo por si só. Eu corria, eu dançava, eu falava horas a fio (muitas vezes sozinha), aparentemente não fazia muitas birras e era engraçada de ter por perto mas desde levantar até à hora de deitar, era um reboliço sem fim. Isto para dizer que 26 anos depois, ainda sou piolho e sou ainda mais electrónico. O meu lema de vida? Se não tenho nada que fazer, invento! Trabalho a tempo inteiro em investigação, tenho o blog e o youtube, vou ao ginásio regularmente, gosto muito de ler e claro tenho também as responsabilidades domésticas e pessoais comuns. Não me admira que muitos amigos meus já me tenham questionado - Andreia, qual é o teu segredo para conseguires fazer tudo? Sem querer desiludir ninguém que tenha ficado interessado com o título do post, a verdade é que não existe nenhum truque infalível para um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Na verdade, acho que o próprio conceito de "equilíbrio perfeito" faz parte de uma viagem muito pessoal e individual de cada um de nós. No entanto, lembrei-me de 5 dicas que eu penso que poderão ajudar não só a conhecerem melhor o vosso equilíbrio perfeito, como a atingir o mesmo.


1. DEFINIR METAS E PRIORIDADES

Seria insensato iniciar este post sem começar por aquela que considero a pergunta mãe de todas as perguntas - Afinal o que é um bom equilíbrio casa/trabalho para MIM e para a minha vida? É ter o trabalho dos meus sonhos e por sua vez sacrificar saídas com os amigos? É passar tempo de qualidade com a família? Montar um negócio próprio, ter filhos ou porque não, ambos? Daqui a quanto tempo? Tal como mencionei anteriormente, o próprio conceito de equilíbrio perfeito é algo muito pessoal e próprio e por isso sugiro que comecem por definir metas e prioridades. Um bom exercício é perguntarem-se a vocês mesmos - O que é que considero um deal-breaker? Até onde vou por determinado objectivo?

2. ORGANIZAÇÃO É VIDA!...MESMO!

Ter bons hábitos de organização é chave para atingir os objectivos pré-definidos e atingir uma boa relação pessoal/profissional. Seja em agenda, apps ou com post its cor-de-rosa aos corações,  o importante é planearem com antecedência todos os compromissos, não só todos os acontecimentos importantes, mas também tarefas comuns ou tempo EU (ex. ginásio ou ler) a realizar nesse dia/semana. Quando sei que vou ter uma semana muito ocupada, planeio tudo ao promenor, os posts que tenho de escrever, coisas do meu trabalho e até coisas que tenho de fazer em casa ou aulas de ginásio.

3. APRENDER A DIZER "NÃO"

Se há regra que considero essencial para ter um bom equilíbrio trabalho/casa, livre de ansiedades e preocupações desnecessárias, é aprender a dizer que não! Requer alguma práctica e desenvolvimento pessoal devo dizer, ninguém aprende a dizer que não de forma educada e mesurada do dia para a noite, mas vão ver que faz uma grande diferença. Quando tiverem dúvidas se devem ou não aceitar determinada tarefa, considerem as seguintes questões - É importante para mim ou outros com que me preocupo/respeito? É urgente e/ou importante?

4. NÃO DRAMATIZAR

Organização e planeamento são importantes para manter a nossa rotina em ordem mas algo que aprendi também ao longo dos anos foi a não dramatizar quando não consigo terminar a minha lista de tarefas do dia. Tinha planeado limpar a casa este Sábado ou publicar um post no blog mas não tive tempo? Paciência! Dramatizar e ficar a remoer no assunto não vai com certeza deixar a minha casa mais limpa, por isso mais vale relaxar e amanhã é um novo dia! 

5. BEM-ESTAR FÍSICO E EMOCIONAL ESTÁ PRIMEIRO

Esta última dica pode parecer um pouco fora do assunto mas a verdade é que sem saúde, física e mental, não há lista de tarefas ou planeamento de objectivos que nos valha. Uma alimentação equilibrada, uma boa noite de sono e exercício físico regular são essenciais para nos mantermos na nossa melhor forma física. Para assim estarmos preparados para o que der e vier, não interessa quão longa é a nossa lista de compromissos da semana!

E agora, qual é o vosso segredo para um bom equílibrio casa/trabalho?

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments!