BOLACHINHAS DE CHOCOLATE S/ FARINHA E S/ AÇÚCAR

Saturday, May 28, 2016

Bolachinhas de chocolate e um copo de leite, aquela comida conforto que me leva sempre às memórias felizes de infância. O voltar da escola todas as tardes e lanchar umas bolachinhas em casa da minha avó enquanto via os desenhos animados. Quem mais, não é verdade? 


Quando calha em conversa com amigos falar sobre alimentação, acabo sempre por mencionar que para mim, o "monstro" não é a palavra bolacha ou a forma de uma panqueca mas sim o facto destes alimentos chegarem até nós pré-embalados-prontos-a-comer-sem-o-mínimo-esforço. Eu defendo com unhas e dentes que a comida nunca deve ser um sacríficio e que devemos comer aquilo que gostamos com equílibrio e moderação. Bolachas de chocolate? Pontualmente, claro que sim! Mas obedecendo a uma regra muito simples, têm de ser o resultado do meu próprio esforço, produto das minhas mãos e da minha escolha dos melhores ingredientes. Eu acredito que isto sim é uma relação saudável com a comida e nutrição, é pôr as mãos na massa e criar algo do zero, não é contar calorias ou comprar bolachas "dieta" igualmente processadas para tentar amenizar o problema.

Já testei várias receitas de bolachinhas mas estas clássicas de pepitas de chocolate continuam a ser as nossas favoritas aqui por casa! O meu namorado, cozinheiro profissional e igualmente apaixonado (cof cof e exigente) por comida, adorou-as desde a primeira dentada e quase as comia todas antes de eu ter tempo de as fotografar. 


Ingredientes

- 3/4 chávena de manteiga de amêndoa ou avelã
- 1/2 chávena de mel (opcional)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
- 2 ovos
- 1/4 chávena de farinha de coco
- 1/2 colher de sobremesa de fermento
- Chocolate preto cortado aos pedaços
- Leite à sua escolha (opcional)

 * Dicas: A medição da "cup" não precisa de ser exacta, basta utilizar a mesma chávena para medir tudo nesta receita.
A farinha de coco pode variar bastante de marca para marca em termos de consistência, se achar que a sua massa está demasiado espessa, basta adicionar um pouco de leite à sua escolha para ajustar a receita.


1.  Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de forno coberto com papel vegetal.

2. Misture a manteiga de amêndoa, o mel e o óleo de coco derretido numa processadora, não é essencial mas irá tornar a massa mais macia e homogênea.

3. Adicione os ovos e bata novamente à mão até ficar bem envolvido.

4. Adicione os ingredientes secos e misture bem. Por último, adicionar as pepitas de chocolate ou chocolate preto cortado aos pedacinhos e envolver na massa.

5. Com uma colher de sopa retire a quantidade necessária para uma bolacha, coloque no tabuleiro e espalme ligeiramente a massa para ficar com o formato de bolachinha. Coloque no forno por aproximadamente 10 a 15 minutos e retire quando estiverem douradinhas e bem cozinhadas por dentro.

Depois é só servir com um copo de leite, neste caso preferi leite de coco e amêndoa, e comer! Iam

  • Share:

You Might Also Like

1 Comments!

  1. Gosto. Gosto. Gosto.
    Adorei a receita e vou experimentar com certeza!
    Obrigada por partilhares <3
    Um beijinho*

    ReplyDelete