Com certeza por esta altura já deve ter ouvido falar em óleo de coco, afinal de contas é o alimento super-estrela do momento. Se há cerca de dois ou três anos era muito raro ver óleo de coco à venda em supermercados comuns, hoje em dia está em todo o lado e parece ter tomado de assalto as nossas rotinas diárias. Mas afinal de contas, porque toda essa azáfama com o óleo de coco? O que é, como é produzido e quais são os seus benefícios e utilizações?
Para responder a algumas perguntas sobre o assunto, que também eu um dia me questionei, pensei que seria útil escrever uma espécie de mini-guia de utilização do óleo de coco: o que é, os seus benefícios e como utilizá-lo no seu quotidiano!
O QUE É?
O óleo de coco é um óleo de origem vegetal comestível, como o azeite, extraído da "carne" branca dos cocos. É composto aproximadamente por 90% de gorduras saturadas, conferindo-lhe uma composição química estável e mais resistente a elevadas temperaturas sem oxidação. Por outro lado, gorduras insaturadas (como por exemplo o óleo de girassol, margarina, etc) são quimicamente instáveis e por isso, facilmente oxidáveis e altamente inflamatórias para as nossas células. Além disso, as gorduras do óleo de coco são na sua maior parte MCTs (medium-chain triglycerides), caracterizadas por serem de fácil absorção e rapidamente convertidas em energia metabólica que as nossas células podem utilizar de imediato. Possui também um elevado poder anti-inflamatório e anti-bacteriano, sendo utilizado frequentemente na indústria da beleza e cosmética.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO?
- Ajuda na perda de peso saudável e controlada
- Fonte de energia rápida e de fácil absorção pelo organismo
- Ajuda a controlar a libertação de insulina e os picos indesejáveis de açúcar no sangue
- Ajuda a controlar a sensação de "gula e desejos" por alimentos açucarados
- Regula a flora intestinal
- Melhora a digestão e a absorção de nutrientes liposolúveis (Vitaminas A, D, E e K)
- Pesquisa recente parece indicar que o seu consumo moderado atrasa o progresso de doenças neurológicas como o Alzheimer e a demência (ainda em investigação)
- Fonte de nutrientes essenciais tais como o cobre, ferro, manganés e selénio
- Ajuda na manutenção de gengivas e dentes saudáveis
- Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes
COMO UTILIZAR?
Desde a cozinha à casa de banho, o óleo de coco é um produto natural extremamente versátil e com diversas formas de utilização, estes são apenas alguns exemplos:
- Desmaquilhante natural e sem químicos, eficaz até em maquilhagem à prova de água
- Hidratante natural e de rápida absorção para o rosto, corpo e cabelo
- Propriedades antibacterianas benéficas para pessoas com acne ou outras doenças de pele
- Desodorizante natural e eficaz devido às suas propriedades antibacterianas
- Amolecedor e hidratante de cutículas e unhas
- Exfoliante facial e de corpo quando misturado com açúcar mascavado
- Utilizado para Oil pulling de forma a manter dentes e gengivas saudáveis
- Ideal para cozinhar a altas temperaturas (saltear ou fritar)
- Gordura alternativa para confeccionar bolos e sobremesas veganas e/ou sem gorduras hidrogenadas e pouco saudáveis
- Confere um sabor leve e natural a coco em saladas, pratos quentes e snacks
- ...e muito mais!
COMO ESCOLHER E ONDE COMPRAR?
Um aspecto essencial na compra do óleo de coco é escolher um óleo de origem virgem ou raw (nunca refinado) e de preferência biológico. Isto para garantir que o óleo não foi sujeito a processos químicos ou de refinação desnecessários e que retem todas as suas propriedades nutricionais. Um óleo de coco virgem e de qualidade deve ter a consistência de uma pasta branca semi-opaca quando sólido e de um líquido transparente e homogéneo quando derretido. Hoje em dia já muitos supermercados comuns vendem óleo de coco mas pode também procurar em lojas especializadas como o Celeiro em Portugal, a Holland&Barret no UK ou lojas asiáticas.
O consumo de gorduras saturadas é um dos grandes focos de discussão na comunidade médica actual. Que o consumo de gorduras processadas e hidrogenadas está correlacionado com o aumento de doenças como colesterol alto ou arteriosclerose é de acordo universal mas o debate continua no que se refere a gorduras saturadas naturais e não processadas. Alguns estudos indicam que não existe uma ligação aparente entre o consumo destas gorduras e o aparecimento de doenças cardiovasculares, sendo na verdade essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e tendo demonstrado uma influência positiva em pacientes com elevados níveis de colesterol e obesidade. Mas este assunto dá pano para mangas e talvez seja melhor deixar a conversa para outras núpcias aqui no blog.
Em jeito de conclusão, eu sou apologista que nem 8 nem 80 e que moderação e variedade são o segredo para uma alimentação saudável. Gosto de utilizar o óleo de coco tanto para efeitos de beleza como na cozinha para substituir outras gorduras mais processadas (bye bye óleos vegetais), também ideal para substituir derivados animais como a manteiga para pessoas veganas, garantido que vou alternando com outras opções igualmente benéficas como o azeite ou o óleo de abacate.
E por aí, também utiliza óleo de coco na sua rotina ou cozinha?
4 Comments!
Cá por casa é usado para hidratar o cabelo e para cozinhar! :)
ReplyDeleteBeijinho
Cris
nao conhecia os seus usos!
ReplyDeletehttp://rrriotdontdiet.blogspot.pt/
Adorei o post! :D Estou desejosa de comprar o óleo de coco para fazer o oil pulling.
ReplyDeleteBeijinhos
www.andybefashion.com | Facebook | Instagram | Snapchat
bastante informativo, tenho de ir a procura deste produto ^^
ReplyDeletebeijinho linda ^^