SNACK FÁCIL FRUTOS SECOS TOSTADOS COM ALECRIM

Tuesday, March 29, 2016


Frutos secos em geral são sempre o meu snack de eleição, são fáceis de transportar, saborosos e altamente nutritivos. Seja para o trabalho, para um dia de passeio ou até quando andava na escola, se há coisa que nunca falta na minha mala (ou secretária de trabalho) é uma caixinha com frutos secos, e um batom vermelho claro. Faço imensas receitas com frutos secos, desde versões adocicadas com canela e maçã seca até aos salgados ou picantes com cayena e pimentão, mas a receita de hoje é apenas aromatizada com alecrim e uma pitada de sal para começar com uma receita bem simples. Principalmente para aqueles que gostam das batatinhas fritas ou dos amendoins salgados como snack da tarde, esta é uma ótima alternativa para transitar para uma alimentação mais saudável. Ainda sendo um snack salgado e saboroso, as nozes são alimentos altamente nutritivos com nutrientes essenciais ao nosso organismo, tais como vitamina E, omega-3, cobre, magnésio, selénio e muitos outros. Além disso, pode controlar a quantidade de sal a seu gosto e necessidades de saúde, algo sempre em excesso nos snacks pré-comprados.

A receita, que de tão simples que é nem merecia ser chamada receita, demora cerca de 15 a 20 minutos e uma ótima sugestão é fazer o suficiente para várias doses ao domingo e guardar numa caixinha hermética para dias ocupados de trabalho e correria durante a semana.

Ingredientes:
Quantidade a gosto de frutos secos variados (usei 300g de amêndoas, avelãs, noz do Brasil e noz)
Quantidade a gosto de sementes variadas (usei sementes de abóbora)
alecrim fresco
sal, azeite e pimenta de cayena q.b.

1. Misturar todos os ingredientes numa taça de forma a cobrir bem as nozes com o azeite e condimentos. Esfregar as nozes com as folhas de alecrim para intensificar o sabor.

2. Colocar no forno a 180-200ºC por cerca de 10 a 15 minutos, ir mexendo ocasionalmente até as nozes estarem tostadas e crocantes.

E pronto é só mesmo isso, eu bem disse que era simples. Agora é só colocar numa caixinha ou saquinho e tem um snack rápido, saudável e saboroso para qualquer situação. E por falar nisso lembra-me que amanhã é dia de trabalho e já se faz tarde, está na altura de ir preparar a marmita do almoço e as minhas nozes para snack claro!

  • Share:

You Might Also Like

4 Comments!

  1. Sem dúvida que vou experimentar!
    Parabéns pelo novo site; está muito bonito e com conteúdos super interessantes. Desejo-te o maior sucesso :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito muito obrigada pelo apoio, fico mesmo contente por saber que tanta gente está a gostar deste novo projecto :) Tudo de bom para ti também.

      Delete
  2. Humm tenho de experimentar também! :) Bjs*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim experimenta, espero muito que gostes! Obrigada pelo comentário Beijinho

      Delete